Sobre


Como a brincadeira começou

Estabelecida em 1987 pelo visionário Valdemar R. Gonçalves, a Peleu Brinquedos tem como foco principal o conserto e a recuperação de brinquedos nacionais e importados. Além disso, comercializa brinquedos restaurados e acessórios.

​Formado em eletrônica e contando com mais de 10 anos de experiência profissional exercida como supervisor de assistência técnica da brinquedos ESTRELA, Valdemar “Peleu” Gonçalves gerencia e administra a Peleu Brinquedos com grande satisfação.
Inicialmente, a empresa funcionava na Rua Sete de Setembro, migrando para o ponto no qual ficou estabelecida por mais tempo em 1993.

A loja contava com mais de 10 funcionários e era localizada na Rua Luzitana, 1.679, Centro, Campinas / SP, onde ficou até 2014. Essa era a loja:

Origem do nome

Para os conhecedores da mitologia grega, houve um Peleu, rei da Ftia, pai do mais poderoso dos guerreiros gregos que lutaram em Troia: o guerreiro Aquiles. Porém, nosso nome vem de uma história muito mais humilde, mas também bem antiga.

Há muito muito tempo, antes das bate-palminhas e dos Ataris serem fabricados, o jovem Valdemar voltava para sua casa do trabalho que realizava na empresa Estrela e levava doces todos os dias para seu irmãozinho mais novo. Todos os dias. ​A criança, sempre que via seu irmão mais velho, se alegrava e abria os braços, sabendo inclusive que receberia os diversos docinhos. Seu favorito, entretanto, eram os pirulitos.

Assim, sempre que Valdemar estava chegando em casa, o pequenino, que ainda não havia aprendido a falar nosso português claro, pedia por seus pirulitos: “Êêê, peleu, peleu, peleulito!!!”. O tempo passou, mas o pirulito, ou para eles, o peleu, continuou fazendo parte da vida daquela família, e virou um apelido divertido para o Sr. Valdemar.

Nosso Peleu não foi o rei da Ftia, mas é o rei dos consertos de brinquedos na Região Metropolitana de Campinas.

Não existe satisfação maior que o conserto de um brinquedo. Quando um pedaço de matéria recupera a vida, o sorriso de uma criança e o brilho nos olhos recuperam um mundo de possibilidades.​​

– Valdemar “Peleu” Gonçalves

Peleu Brinquedos © 2019